Nota Fiscal Eletrônica Brasileira
O sistema tributário brasileiro possui vários impostos, e várias informações necessárias na emissão de uma nota, cada informação faz parte de uma entidade, para tanto, dividimos essas informações em suas entidades.
Na emissão de uma nota fiscal eletrônica, o PaygatePOS recupera informações de três lugares:
- Configurações gerais do sistema
- Configurações do grupo de imposto do produto
- Configurações do produto
Por exemplo, nas configurações gerais podemos dizer que o ICMS é "CST 102 - Tributada pelo simples nacional sem permissão de crédito", mas, um determinado produto pode ter um grupo de impostos com um "CST 500 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária/antecipação", portanto, na hora da emissão da nota, o sistema irá considerar o CST 500, já que esse é o segundo na ordem de informações, isso é útil para produtos que precisam de configurações fiscais distintas por conta de algum regime em especial.
Sem mais delongas, vejamos as telas, elas são auto-explicativas.
Configurações gerais do sistema
A primeira tela a observar é a tela de certificado
É nessa tela que poderemos fazer o upload do certificado A1, ou selecionar para usarmos o certificado A3, é preferível sempre usar o certificado A1, já que o certificado A3 tem um péssimo histórico de parar de funcionar ocasionalmente, criando assim dores de cabeça para o usuário.
Além disso, podemos selecionar o tipo de ambiente, entre produção e homologação (testes).
A próxima tela, a de tokens, permite configurar os tokens para a sua NFC-e, e sua NF-e, como também o token do IBPT. Veja abaixo
A seguir, temos a aba de inscrições, é nela que você pode entrar as inscrições estadual, municipal, dentre outras, além de selecionar o CRT (Código do Regime Tributário).
E por fim, a tela de impostos, que é subdividida em todos os impostos.
Nela você pode configurar o CFOP, o ICMS, PIS, COFINS, II, e IPI.
Configuração do grupo de imposto
A mesma tela anterior, agora ao lado do grupo de impostos
Configurações avançadas do produto
Por fim, temos a tela de configurações avançadas do produto, tela essa onde você pode entrar o NCM, CST, dentre várias outras informações pertinentes a sua nota fiscal eletrônica.